China completa 24h sem mortes pela primeira vez desde surgimento da Covid-19

Já o número de casos graves de infecção caiu nessa segunda para 211, o número mais baixo desde janeiro

Foto: Imagens Públicas

A Comissão Nacional de Saúde da China (CSNC) informou que, pela primeira vez desde o surgimento do coronavírus, não foram registradas novas mortes atribuídas à Covid-19 no território do país, nessa segunda-feira. Já o número de casos graves de infecção caiu para 211, o número mais baixo desde janeiro.

Nas últimas semanas, a cifra oficial de mortes pela doença se manteve baixa e a maioria das mortes ocorreu no local de origem da pandemia, a cidade de Wuhan, onde agora permanecem, de acordo com a CNSC, 181 dos 211 pacientes graves.

Além disso, as autoridades de saúde chinesas indicaram que, até a manhã dessa segunda-feira, 32 novos casos haviam sido diagnosticados, todos de pessoas vindas do exterior, em comparação com 39 registrados no dia anterior.

Apesar desses novos casos, o número total de pessoas atualmente infectadas no país asiático continuou a cair para 1.242, uma vez que o número de pacientes que recebem alta é geralmente maior que o de novas infecções.

Assim, o número total de infectados diagnosticados na China desde o início da pandemia é de 81.740, dos quais 3.331 pessoas morreram e, no momento, 77.167 pessoas receberam alta após superar a doença.

Desde que a Covid-19 passou a atingir severamente o resto do planeta, muitos chineses retornaram ao país, onde a pandemia – sempre de acordo com dados oficiais – parece mais controlada. Daí a repercussão nos casos “importados” nas últimas semanas, já que muitos vêm de outras fontes globais do vírus.

Quanto aos infectados assintomáticos, a China registrou 30 novos casos na última semana, elevando o número total de pacientes assintomáticos, sem sintomas aparentes, em observação, para 1.033.

Em 12 de março, o governo chinês declarou que o pico das transmissões havia chegado ao fim no país.