Para 76%, pessoas devem ficar em casa para evitar o novo coronavírus, diz pesquisa

Instituto Datafolha divulgou dados nesta segunda-feira

Necessidade de isolamento foi reforçada após alta na ocupação de leitos de UTI | Foto: Guilherme Almeida/CP
Necessidade de isolamento foi reforçada após alta na ocupação de leitos de UTI | Foto: Guilherme Almeida/CP

Para 76% dos entrevistados de uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, o isolamento social nos atuais moldes é necessário para fazer frente ao avanço do novo coronavírus. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostrou que a maioria das pessoas consultadas são favoráveis a permanecer em casa para evitar a disseminação do vírus, ainda que isso prejudique a economia e cause desemprego.

Conforme o Datafolha, apenas 18% dos entrevistados acreditam que é preciso acabar com o isolamento social para estimular a economia.

Na divisão por região, no Sul, 70% das pessoas que foram entrevistadas defendem o isolamento social. Este índice é o menor em relação a outras regiões. O apoio para que todos fiquem em casa é maior, por exemplo, no Nordeste, onde 81% defendem a medida de combate ao avanço da Covid-19.

Comércio 

De acordo com a pesquisa, dois terços dos entrevistados querem manter a proibição de abertura dos comércios não essencial, enquanto 87% dizem que as aulas devem continuar suspensas.

A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 3 de abril, sendo que foram ouvidas 1.511 pessoas por telefone, justamente em função da pandemia. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.