Fiscalização contra covid-19 já vistoriou quase 900 estabelecimentos comerciais em Porto Alegre

Nenhuma pessoa acima dos 60 anos foi multada na cidade até o momento

Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Em menos de uma semana de operação, a Prefeitura de Porto Alegre fiscalizou 883 estabelecimentos comerciais, em diferentes bairros, sobre o cumprimento dos decretos municipais que preveem uma série de medidas de enfrentamento do coronavírus. Somente no último final de semana, 244 locais foram vistoriados. Do início da operação Concentrada, no último dia 31 de março até 5 de abril, 12 estabelecimentos foram autuados e outros 12 foram interditados por descumprirem as regras.

No transporte público foram 925 abordagens entre ônibus, táxis e lotações. No último final de semana, 377 pontos entre parques e praças foram vistoriados onde 302 pessoas foram orientadas a permanecerem em casa. Mesmo com a previsão de multa para idosos (60 anos ou mais) que estiverem circulando pela cidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informou ainda não ter aplicado nenhuma penalização. Todas as abordagens realizadas foram com o intuito de orientação para que essas pessoas retornassem para casa, evitando a aplicação das multas – que podem chegar a R$ 427,20.

Conforme relatos dos fiscais, muitas pessoas ainda resistem a adotar o isolamento social, especialmente nas áreas de periferia. Novas medidas de fiscalização e conscientização podem ser tomadas nos próximos dias para equacionar esse problema.