Ex-presidente da CBF José Maria Marín retorna ao Brasil

Dirigente permanecia detido há 5 anos nos EUA e cumpria prisão domiciliar

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín, de 87 anos, desembarcou neste domingo no aeroporto de Viracopos (Campinas), vindo de um voo de Nova Iorque. Em função da idade e dos riscos do novo coronavírus (covid-19), Marín retornou ao Brasil.

O dirigente permanecia detido há 5 anos nos EUA e cumpria prisão domiciliar por fraude bancária, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A prisão de Marin ocorreu, em maio de 2015, em Zurique (Suíça). Extraditado para os EUA, ele julgado e condenado à prisão e à devolução de milhões de dólares.

De acordo com as investigações norte-americanas, o ex-dirigente esportivo recebeu cerca de U$ 6,5 milhões de propina de empresas de marketing esportivo dos EUA para assinar contratos de direitos comerciais de competições de futebol.

Banido pela Fifa, Marin teve agora a pena reduzida pela mesma juíza federal, Pamela Chen, que, ao decretar a sentença, o qualificou de “câncer” para o esporte. Antes de ser presidente da CBF (2012 a 2014), Marin foi governador, deputado e vereador pelo estado de São Paulo.