Covid-19: Charqueadas e Uruguaiana terão hospital de campanha

Hospital de Campanha de Carazinho começa a funcionar nesta semana, enquanto o de Uruguaiana ainda será erguido.

Hospital de campanha de Charqueadas está sendo montado desde a semana passada | Foto: Bernardo Souza/PMC
Hospital de campanha de Charqueadas está sendo montado desde a semana passada | Foto: Bernardo Souza/PMC

Dois municípios gaúchos anunciaram a operação de hospitais de campanha. Um deles ficará na Região Cabonífera, em Charqueadas. Outra unidade será na Fronteira Oeste, em Uruguaiana.

Em Charqueadas, uma estrutura está sendo montada ao lado do Hospital Vila Nova desde a semana passada. O hospital de campanha, com montagem estilo fast-track, deve começar a operar já nesta segunda-feira. A ação é uma parceria da Administração municipal com a Câmara de Vereadores. De acordo com a Prefeitura, o local receberá pacientes com sintomas do Covid-19 e a medida foi acatada para evitar novos contágios e transmissões na região. O Hospital Vila Nova conta com sete leitos com respiradores novos.

Hospital de campanha em Uruguaiana

Já na Fronteira, a iniciativa foi confirmada pela gestora da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, Thaís Aramburu. O hospital será montado em parceria com o Exército Brasileiro. Ainda não há data definida para o início da montagem. A unidade deve ser instalada na sede da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana, no bairro São Miguel, visando o enfrentamento da pandemia de Covid-19 com maior estrutura e suporte, em caso de um possível colapso do hospital referência.

Foto: Gabriela Barcellos/ASCOM

A unidade é um projeto desenvolvido pelo Centro de Operações Especiais do Coronavírus formado pela instituição. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Secretaria de Saúde do município também atuam no projeto. A Santa Casa tem absorvido a demanda atual por meio da existência de oito leitos de UTI, exclusivos para pacientes com coronavírus, e outros 45 leitos clínicos disponíveis no quarto andar isolado, que se tornou possível pelo apoio do Grupo Uruguaiana Viva, todos destinados exclusivamente a pacientes com suspeita ou diagnóstico