Operação prende três envolvidos em execuções na zona Sul da Capital

Homicídios ocorrem desde o final do ano passado devido à troca constante de uma facção para outra por parte de um apenado

execuções zona sul
Operação da 4ª DPHPP mobilizou cerca de 30 agentes em oito viaturas que cumpriram 11 ordens judiciais | Foto: Polícia Civil / CP

A Polícia Civil capturou mais três envolvidos nas execuções ocorridas desde o final do ano passado no bairro Restinga, em especial na vila Bita, em Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira, foi deflagrada a operação Obsessão com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e de outros quatro de prisão preventiva.

Dois alvos das ordens judiciais eram detentos recolhidos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e na Penitenciária Modulada de Charqueadas. Já o terceiro foi detido na casa da namorada. O quarto não foi localizado e é considerado foragido.

O trio preso nesta manhã já foi identificado por ter participado do assassinato de um homem na tarde do dia 11 de fevereiro na rua B, na vila Bita. Os executores estavam em um Renault Sandero e um Chevrolet Cobalt, com toucas ninjas e camisetas que fingiam ser policiais civis. A vítima estava em um bar e foi morta com tiros de pistola calibre 9 milímetros e de escopeta calibre 12. Ela já havia escapado de ser assassinada em 28 de dezembro do ano passado. Na mesma data, um olheiro e usuário de drogas de uma boca de fumo foi morto.

Segundo o delegado Rodrigo Pohmnann Garcia, a investigação apurou que o mandante do crime é o detento recolhido na Pasc. “O apenado teria ordenado uma série de homicídios com o objetivo de dominar os pontos de venda de tráfico de drogas na região”, observou o titular da 4ª DPHPP.

O preso era gerente do tráfico de drogas na área e atuava para uma facção criminosa. No ano passado, foi expulso por tratar os moradores com” muita agressividade”. O criminoso começou a integrar o grupo criminoso rival e tentou retomar o espaço, desencadeando homicídios, incêndios em residências e expulsão de moradores.

No dia 28 de fevereiro, o detento também foi expulso dessa facção e se integrou a uma terceira, mantendo o conflito na região.