MP recorre de decisão que mandou líder de facção criminosa à prisão domiciliar

Fabrício Santos da Silva, conhecido como Nenê, faz parte do grupo de risco de contaminação pelo novo coronavírus

POLÍCIA
Motorista de 51 anos, natural de Piraquara, Paraná, morreu no acidente

O Ministério Público recorreu à 1ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre da decisão que beneficiou o líder de facção Fabrício Santos da Silva, conhecido como Nenê, a cumprir 90 dias de prisão domiciliar em função da pandemia de coronavírus. A Justiça considerou que o apenado integra o grupo de risco, pelo fato de ser portador de doença grave.

O preso, considerado um dos principais líderes do crime organizado na região Metropolitana, já deixou a Cadeia Pública de Porto Alegre, passando a ser monitorado de forma eletrônica. Ele ainda precisa cumprir pena de 57 anos de prisão, o que, conforme o MP, atesta “extrema periculosidade”.

A promotora de Justiça Aline Gonçalves ressalta, no recurso, que o detento, condenado por homicídio qualificado, roubo majorado, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo, deve retornar imediatamente ao regime fechado.

Um dos argumentos usados pelo MP é que, no pedido de prisão domiciliar, a defesa de Nenê não juntou atestado que comprove sintomas de alteração da saúde dele. No entendimento da promotora, é um contrassenso permitir que presos provisórios ou definitivos (em razão da prática de crimes) que já foram postos em situação de isolamento social saiam do cárcere e possam retornar ao convívio social, ainda que formalmente sob prisão domiciliar.

Além disso, o recurso reforça que a Secretaria de Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários já adotaram medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Também lembra que o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) concluiu que o Rio Grande do Sul vem executando as medidas adequadas para evitar que a pandemia se alastre dentro do sistema carcerário. O Cremers sustenta, inclusive, que o risco de contaminação, para um preso, é hoje significativamente maior se ele estiver cumprindo pena em casa.