A pandemia de Covid-19 derrubou em pelo menos 25% a arrecadação municipal em Porto Alegre. As estimativas iniciais foram divulgadas, na noite de hoje, pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).
A queda resulta das medidas de isolamento social, adotadas desde 16 de março na cidade para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
“A crise não é apenas na saúde, e sim, social e econômica, e vai refletir nas áreas de atendimento à população. Esperamos que a gestão macroeconômica do governo federal entenda a situação”, ressalta o prefeito Nelson Marchezan Jr..
O cenário pode se agravar ainda mais se a atualização epidemiológica exigir que o município aumente a capacidade de enfrentamento do vírus. De acordo com a Prefeitura, a queda de transferências, anunciada recentemente pelo governo estadual, piora a situação.
“São questões que exigem grande esforço para reduzir despesas, mas, especialmente, apoio do governo federal para que os municípios tenham recursos e consigam levar saúde e assistência social à população mais carente”, finaliza o secretário da Fazenda, Leonardo Busatto.