Morre o ex-goleiro do Grêmio João Marcos

No Tricolor, o arqueiro conquistou os títulos estaduais de 1985 e 1986

Foto: Divulgação/Grêmio

O ex-goleiro do Grêmio João Marcos morreu, nesta quinta-feira, aos 66 anos, vítima de complicações no esôfago. Ele permanecia internado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior paulista. Velório e enterro devem ser restritos aos familiares e com tempo reduzido devido à pandemia do coronavírus.

Dono de grande impulsão e envergadura, João Marcos tinha um estilo elegante de defesa. Nascido em Botucatu, começou a carreira no Guarani e depois passou a atuar pelo São Bento e Noroeste, equipe na qual chamou à atenção de grandes equipes.

Viveu a melhor fase no Palmeiras, em 1983 e 1984, quando atuou ao lado do lendário zagueiro Luis Pereira e do meia Jorginho. Chegou a ser convocado para a seleção brasileira e disputou um amistoso diante do Uruguai, com vitória da equipe nacional por 1 a 0, ao lado de Oscar, Mozer (dupla de zaga), Wladimir (lateral-esquerdo) e Reinaldo (atacante).

No ano seguinte, se transferiu para o Grêmio e atuou com o zagueiro uruguaio Hugo De León, Renato Gaúcho, Osvaldo e Tarciso. No Tricolor conquistou os títulos estaduais de 1985 e 1986, ano quem que encerrou a carreira.

Em 2010, João Marcos se internou, em Mogi das Cruzes, para tratar de alcoolismo. Após deixar a clínica, passou a dar palestras para pessoas que sofriam do mesmo problema. Ele deixou mulher e três filhos.