Ministério da Saúde vai ligar para 125 milhões de brasileiros em busca de casos suspeitos de Covid-19

Identificador de chamadas vai mostrar o número 136, do Disque Saúde

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou, nessa quarta-feira, que pretende monitorar à distância o quadro clínico de 125 milhões de pessoas. A meta é identificar antecipadamente brasileiros que estejam vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações telefônicas com atendimento automatizado.

“Fizemos um algoritmo para o disparo de ligações a 125 milhões de brasileiros, ligadas a um grande data center, que vai nos ajudar a antecipar o nome dessas pessoas, onde elas estão, se são grupo de risco, com quem convivem. Vamos disparar as ligações, então não se espantem se o seu telefone tocar. É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem. Vai fazer algumas perguntas para saber se pode te acompanhar. É um sistema de inteligência artificial que vai nos ajudar muito”, explicou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Escute a simulação de uma ligação:

Para que as pessoas tenham certeza de que é o Ministério da saúde que está ligando, e que não se trata de um trote ou golpe, o identificador de chamadas vai mostrar o número 136, do Disque Saúde. Essa ação também deve permitir o monitoramento à distância de pessoas em isolamento domiciliar. Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, ela vai ser orientada a procurar um posto de saúde ou hospital de referência.

“Anunciamos grandes ferramentas para auxiliar o atendimento à população durante a pandemia do coronavírus. Vamos monitorar os sintomas das pessoas sem que elas precisem sair de casa. Foi um trabalho grande, focamos nisso nos últimos dias porque é uma ferramenta de gestão de pessoas que vai nos auxiliar em toda a mobilidade social. É um grande trabalho de bioestatística e modelagem social”, explicou Mandetta.

Por meio do atendimento remoto, as pessoas poderão receber a indicação do tratamento adequado sem sair de casa, evitando o risco de contágio local entre os pacientes e profissionais nas unidades de saúde.