Mesmo com restrições, Porto Alegre repetiu em março mortes no trânsito de 2019

Primeiro trimestre de 2020 encerrou com 23 óbitos, um a mais que no ano passado

Foto: Ricardo Giusti/CP

Apesar da quarentena em razão do coronavírus, o mês de março teve oito mortes no trânsito em Porto Alegre, mantendo o índice de 2019. Os dados foram divulgados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Ainda segundo os dados, o primeiro trimestre de 2020 se encerrou com 23 óbitos, um a mais que no mesmo período do ano passado. Em todo o 2019, a Capital registrou 75 mortes.

Segundo o Observatório da Mobilidade (ObservaMOB), Porto Alegre teve uma redução de até 64% no número de veículos em circulação, por dia, desde o início das medidas de restrição, em 17 de março. Os dados foram comparados com os da mesma época do ano em 2019.

“Toda a sociedade está envolvida neste monumental esforço de tentar conter o avanço de casos de contaminação pela pandemia do coronavírus. Ao mesmo tempo, não podemos baixar a guarda, também, para outras ameaças à saúde pública, como é o caso da acidentalidade no trânsito”, afirmou o diretor-presidente da EPTC. Fabio Berwanger Juliano lembrou, ainda, que um acidentado pode vir a ocupar um leito que, no cenário atual, pode fazer falta para um doente respiratório.