Hospital de São Leopoldo ganha contêiner para triagem de pacientes com sintomas gripais

Estrutura servirá para redirecionar e orientar possíveis infectados com a Covid-19

Hospital Centenário contará com estrutura para fazer a triagem de pacientes | Foto: Thales Ferreira / Divulgação / CP

O Hospital Centenário, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, passou a contar nesta quinta-feira com um contêiner para a triagem de pacientes com sintomas gripais. A ação, que faz parte do combate ao novo coronavírus, é fruto de uma parceria da prefeitura da cidade com a empresa Dufrio Refrigeração. A estrutura foi instalada hoje e no local ocorrerá o primeiro contato de quem busca atendimento médico para em seguida ser redirecionado para isolamento domiciliar ou internação, em caso de necessidade.

“Com isto, poderemos melhorar a segurança no atendimento tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde, diminuindo assim a possibilidade de circulação do vírus dentro do hospital”, explicou o secretário da Saúde, Ricardo Charão. Ele destacou que parceria não envolve nenhum custo para o município e trata-se de uma iniciativa para ajudar a minimizar e organizar a potencial superlotação nos sistemas de atendimento em Saúde.

A partir de agora, ao chegar ao Hospital Centenário, o paciente passará por uma triagem avançada nas tendas do Exército para uma pré-avaliação. Se tiver sintomas gripais leves, o usuário será encaminhado para o contêiner, onde receberá atendimento e orientações. A emergência para a Covid-19, dentro do Centenário, estará focada somente nos casos graves.

A coordenadora geral de enfermagem da casa de saúde, Fabiane Oliveira, salienta que o atendimento geral é feito por outra portaria, na avenida Oitavo BC. “Temos outra porta de entrada para atendimento geral. Não há contato entre usuários”, reforçou.

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros continuam indicadas para atendimentos de sintomas gripais para não sobrecarregar o hospital.