A Prefeitura de Porto Alegre através da Operação Esforço Concentrado Covid-19, que visa fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais que preveem uma série de medidas de enfrentamento do coronavírus, interditou cinco estabelecimentos nos dois primeiros dias de atuação. Entre os setores interditados estão comércios do segmento de bazar, mercados, lan house e financeira. Outras cinco autuações e 33 advertências foram emitidas para comércios e serviços que não estavam seguindo as regras de funcionamento estabelecidas pelo Executivo.
Até o momento, mais de 300 comércios e serviços de diferentes segmentos foram fiscalizados entre terça e esta quinta-feira. No transporte, foram abordados e orientados motoristas de 151 ônibus, 64 táxis e 23 lotações. Os preços de produtos, especialmente os relacionados à pandemia, como álcool gel e máscaras de proteção respiratória, também foram monitorados pelo Procon Porto Alegre.
As equipes da Prefeitura também orientaram em torno de 150 pessoas sobre isolamento domiciliar de idosos e aglomerações. Nessa quarta-feira equipes de fiscalização percorreram a Praça da Encol e o Parque Moinhos de Vento (Parcão) para orientar idosos a permanecerem em casa. A ação visa a assegurar determinação municipal que interdita parques e praças à circulação de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Pessoas de outras faixas etárias também foram aconselhadas a aderir ao isolamento domiciliar para evitar o contágio do novo Coronavírus (COVID-19).
A Operação Esforço Concentrado Covid-19 está prevista para acontecer diariamente, em diferentes pontos da cidade, e sem data para ser finalizada.