Transporte público circula com redução de 40% na tabela, nesta quinta, em Porto Alegre

Queda no número de passageiros transportados nesta quarta manteve a média da semana passada, chegando a 76% em relação a um dia útil normal

A Prefeitura de Porto Alegre passa a aplicar redução de 40% na tabela de ônibus, nesta quinta, em meio à pandemia de coronavírus. A queda no número de passageiros transportados nesta quarta manteve a média da semana passada, chegando a 76% em relação a um dia útil normal.

O fluxo é monitorado diariamente. A Empresa Pública de Transporte e Circulação reitera a importância da manter a operação de transporte para quem necessita se deslocar pela cidade, embora a recomendação seja de isolamento social.

Dependem dos ônibus, por exemplo, profissionais da área da saúde e passageiros com consulta médica marcada. A Prefeitura reforça que fiscaliza a higienização constante dos veículos e que, mesmo com a redução da tabela, 190 mil viagens diárias de ônibus seguem sendo realizadas na cidade.

Segue mantido, também, o limite de passageiros conforme a disponibilidade de assentos, o que impede os condutores de pararem, ao longo do trajeto, se a lotação estiver completa.

Além disso, idosos e estudantes tiveram limitado o uso do cartão TRI. Enquanto durar a pandemia, a gratuidade, para pessoas de mais de 60 anos, só vale fora dos horários de pico. Já o vale-transporte se restringe ao horário do almoço, para atender alunos carentes que fazem a refeição na rede escolar. O objetivo é evitar que ambos os públicos circulem sem necessidade.