A primeira sessão plenária virtual da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ocorre, a partir das 14h desta quinta-feira, com a votação de duas proposições. Os deputados vão avaliar um projeto de resolução da Mesa Diretora que autoriza o Parlamento a realizar sessões em ambiente virtual e o Projeto de Decreto Legislativo para chancelar os pedidos de calamidade pública de 157 municípios gaúchos.
Em função da pandemia, a Assembleia adotou medidas restritivas levando à suspensão dos trâmites legislativos, exceto para propostas declaradas de interesse público devido à Covid-19. “Não estamos tolhindo nenhum parlamentar. Como não estamos com o nosso Legislativo a pleno, as ações estão restritas”, explica o presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP).
Em reunião da Mesa, realizada nessa manhã, chegou a ser ventilada a possibilidade da Assembleia votar, nesta quinta, pelo menos dois projetos relacionados à contratação de servidores para o IPE Prev e o IPE Saúde. As matérias, porém, só vão ser analisadas na semana que vem, provavelmente em sessão extraordinária na quarta-feira.
A ideia é tornar a primeira sessão em ambiente virtual – amanhã – mais simples, uma vez que a votação precisa ser nominal para o registro de cada deliberação em vídeo. A TV Assembleia vai transmitir a sessão ao vivo.