EGR adia reajuste das tarifas de pedágio para junho devido a coronavírus

Carros de passeio devem ter redução de 10% e veículos de carga, alta de 51,8%

Foto: Arquivo EGR

O reajuste – para cima e para baixo – em tarifas de pedágio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), inicialmente previsto para abril, só vai entrar em vigor em junho. A prorrogação decorre da pandemia do novo coronavírus.

Aprovada em fevereiro pelo Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do governo estadual, a tabela prevê que o valor cobrado de veículos de passeio, que correspondem a 82% dos usuários, caia 10%. No caso dos veículos de carga, a alta prevista é de 51,8%.

A mudança acompanha o modelo adotado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que multiplica o valor da tarifa básica pelo número de eixos do veículo. De acordo com o cálculo usado hoje pela EGR, um eixo de veículo de carga equivale a 0,59 da tarifa básica.

A empresa esclarece que a redução dos valores vai ser aplicada em 12 das 14 praças de pedágio: em Boa Vista do Sul, Candelária, Coxilha, Cruzeiro do Sul, Encantado, Flores da Cunha, Gramado, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Três Coroas, Venâncio Aires e Viamão. Já os pedágios de Campo Bom e Portão manterão a tarifa atual, que já é mais baixa.

Na ERS-135, em Coxilha, a cobrança vai passar a ser realizada nos dois sentidos da rodovia, com tarifa de R$ 4,40 para veículos de passeio. A medida atende a um pedido das prefeituras da região, permitindo a execução de obras necessárias no trecho.