Sindicato já teve dois diretores infectados e mais nove com sintomas de coronavírus

Três seguem aguardando testes

Júlio Jesien, presidente do SindiSaúde/RS. Foto: Arquivo Pessoal

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SindiSaúde/RS) confirmou, hoje, ter pelo menos dois diretores infectados pelo novo coronavírus. O presidente da instituição, que concedeu entrevista ao programa Guaíba News, na tarde desta terça, é um deles. Júlio Jesien e outro diretor testaram positivo para Covid-19.

Além deles, pelo menos mais nove diretores do sindicato tiveram sintomas de infecção pela Covid-19. Desses, três realizaram o exame, mas os resultados ainda não saíram. Os demais não foram testados, até o momento.

Conforme o presidente do sindicato, não há como precisar qual deles se contaminou primeiro, nem onde. “Não sabemos precisar, mas passamos por cinco hospitais verificando as condições dos trabalhadores e, nisso, pode ter ocorrido o contágio”.

Júlio reforça que há muitos trabalhadores da saúde contaminados, principalmente por conta da falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

“Hoje, precisamos de um número muito grande de equipamentos de proteção, e nossos gestores públicos devem olhar pra isso, os prefeitos todos, o governador, é fundamental a proteção dos trabalhadores. Se não houver uma intervenção, vão morrer muitos trabalhadores da saúde”, alertou.

O SindiSaúde/RS relata que, desde o início da pandemia no Brasil, mais de 680 denúncias de falta de EPIs foram recebidas pela entidade. Júlio reforçou ainda o pedido para que sejam realizados mais testes de Covid-19 para que pessoas supostamente infectadas não sejam tratadas como pacientes de insuficiência respiratória.

Por conta da contaminação, o sindicato fechou para atendimento externo, até 6 de abril.