Para o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, os profissionais da saúde que apresentam sintomas do novo Coronavírus estão sendo negligenciados. Segundo a presidente da entidade, Cláudia Franco, em entrevista ao programa Bom Dia, na manhã desta terça-feira, os profissionais são mandados para casa sem fazer o teste.
“Apesar de existir manuais e normas técnicas, eles não estão sendo seguidos. Eu acredito que estão negligenciando os profissionais da saúde. Têm trabalhadores que estão isolados por contaminação e não sabemos quantos casos estão subnotificados. A norma técnica da Secretaria Estadual da Saúde manda testar pacientes internados e profissionais da saúde, mas eles estão sendo mandados para casa e são chamados para testar depois. Isso não deveria ser assim”, aponta.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a orientação é para que o trabalhador de saúde seja testado quando apresentar os sintomas e que a coleta seja feita no momento do atendimento. Segundo a Pasta, se o teste der negativo para coronavírus, o profissional poderá permanecer no trabalho. A SES aponta, ainda, que tão logo o Estado adquira os testes rápidos, os profissionais da saúde terão prioridade na análise.
Outro ponto de descontentamento do sindicato diz respeito aos profissionais da saúde que estão sendo chamados para trabalhar voluntariamente. “Que segurança esse trabalhador vai ter em relação aos direitos trabalhistas, doença, contaminação? Em Novo Hamburgo, começaram a trabalhar enfermeiros e técnicos em enfermagem voluntários, e se eles forem contaminados por Coronavírus, que segurança eles terão?” questiona Cláudia.
A SES destaca que está previsto, no ato da inscrição, a assinatura de um termo de concordância com diversos itens. O formulário está disponível aqui.