Secretário da Agricultura descarta desabastecimento para a população gaúcha

Covatti Filho destacou que serviços do setor foram previstos como essenciais em decreto do governador

Foto: Guilherme Testa / CP

Em entrevista para o Guaíba News, nesta segunda-feira, o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, analisou os impactos do Covid-19 na produção e na distribuição de alimentos no Rio Grande do Sul. De acordo com ele, não vai haver desabastecimento para a população gaúcha, já que os serviços dos agricultores aparecem entre os considerados essenciais em um decreto publicado pelo governador Eduardo Leite. “Não vamos parar a cadeia do agro, de uma forma geral, pois é um serviço imprescindível, tanto para o abastecimento, quanto para contribuir economicamente com o Estado”, afirmou.

Segundo Covatti Filho, no momento, a principal preocupação de impacto econômico é a estiagem, que segundo ele vem sendo bem mais prejudicial do que o coronavírus. “Tínhamos a previsão de colhermos, em soja, 19 milhões de toneladas. Com a seca, colheremos 12 milhões. Isso gera prejuízo ao produtor, mas também para a exportação”, ressaltou. “Com a alta do dólar e os efeitos da seca, podemos chegar a um prejuízo de até R$ 8 bilhões”, acrescentou.

De acordo com o secretário, os impactos do coronavírus são prejudiciais, principalmente, na comercialização e na rotina do homem do campo. “Por exemplo, as grandes feiras do interior, com exposição da agricultura familiar, onde as agroindústrias vão lá e expõem seus produtos. Como esses eventos estão sendo adiados ou cancelados, isso reflete em prejuízo ao agricultor”, salientou.

No âmbito das exportações, com a retomada gradual da normalidade na China, após a pandemia, o secretário enfatiza que as demandas tendem a aumentar e é preciso estar preparado para honrar com os embarques.