Ex-prefeito de Porto Alegre, Fortunati assina ficha no PTB

Ato ocorreu em reunião reservada em função das restrições pela pandemia

Foto: Jefferson Bittencourt/ PTB

O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati assinou, nesta segunda-feira, ficha de filiação ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O ato, fechado, ocorreu na sede do diretório Metropolitano devido às restrições pela pandemia do novo coronavírus. No encontro, Fortunati declarou que a filiação acontece pela ligação que sempre teve com o PTB de Porto Alegre e pelo fato de o trabalhismo ser o campo político em que sempre atuou.

“Não significa que eu serei candidato; se eu não me filiasse agora (dentro do prazo de seis meses), estaria fora de um eventual processo eleitoral. Mas não é momento para tratar disso. Pode ser até que a eleição de outubro seja adiada. Vou discutir internamente com o PTB, que pode até escolher apoiar outro candidato”, afirmou Fortunati, em uma referência às frequentes perguntas se vai concorrer a prefeito nas eleições de outubro.

Segundo antecipado pela colunista de política do Correio do Povo, Taline Oppitz, a presença de Fortunati na disputa pelo Paço Municipal pode embaralhar o panorama atual da eleição.

José Fortunati havia passado a morar em Lisboa (Portugal), onde fazia mestrado em Ciência Política. Ele antecipou o retorno à capital gaúcha devido à suspensão das aulas, que agora serão feitas por videoconferência. Durante a solenidade, o presidente municipal do PTB, Éverton Braz, o líder da bancada na Câmara Municipal Cassio Trogildo e o deputado federal Mauricio Dziedricki discursaram demonstrando que a presença de Fortunati no PTB qualifica o partidos nos debates sobre a conjuntura local e global.

Além da proximidade com a sigla, a esposa de Fortunati, que é secretária estadual do Trabalho, Regina Becker, também é filiada ao partido.

Ex-prefeito de Porto Alegre entre 2010 e 2017, Fortunati já integrou o PT, PDT e PSB.