Em um comunicado oficial, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República disse que não há qualquer campanha publicitária ou peça oficial do órgão chamada O Brasil não Pode Parar. Um vídeo postado em redes sociais incentiva a população a encerrar o isolamento social necessário ao combate à pandemia do coronavírus. Segundo a Secom, “trata-se de fake news”.
“A peça seria proposta inicial para possível uso nas redes sociais, que teria que passar pelo crivo do Governo. Não chegou a ser aprovada e tampouco veiculada em qualquer canal oficial do Governo Federal”, acrescenta o comunicado.
“Sendo assim, obviamente, não há qualquer gasto ou custo para a Secom, já que a campanha não existe”, diz o texto. Na sexta-feira, a secretaria já havia divulgado nota afirmando que o vídeo foi produzido em caráter experimental, “portanto, a custo zero e sem avaliação e aprovação da Secom”.
A própria Secretaria Especial de Comunicação postou em sua conta no Instagram uma das artes elaboradas para a campanha. A publicação foi posteriormente apagada pelo governo.
Nessa manhã, a Justiça Federal do Rio de Janeiro informou ter acatado um pedido do Ministério Público Federal para barrar a veiculação de qualquer peça publicitária com a mensagem pretendida pelo governo. A decisão, em caráter liminar, considera que a campanha põe em risco a saúde da população e que sua adoção pode resultar em colapso da rede de saúde.