O governador Eduardo Leite se reúne, nesta manhã, com o presidente da Famurs e com os prefeitos que presidem as 27 associações regionais de municípios do Estado. O encontro está marcado para as 10 horas por videoconferência. As entidades pedem que o governo e as 497 cidades gaúchas tenham um decreto único para coordenar as medidas de prevenção ao coronavírus.
Segundo o vice-presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, o Piratini deve orientar quais as atividades econômicas podem ser retomadas. “Os decretos de restrição devem ser mantidos por mais um período. Neste período, vai se avaliando a evolução ou não da expansão do vírus”, defendeu. “Com toda essa pressão e com tudo que vem acontecendo nos últimos dias, a Famurs acha que o governador do Estado (…) deve nos orientar, nos liderar, e dizer para o Rio Grande quais são as ações que podem ser feitas, quais são as atividades econômicas que podem ou não continuar em funcionamento e qual o caminho que os municípios devem seguir”, completou Hassen.
De acordo com a Famurs, a proposta tem como objetivo dar segurança jurídica aos municípios. Nos últimos dias, lideranças empresariais vêm pedindo a retomada gradual das atividades, com a reabertura de comércios e indústrias. O governador Eduardo Leite havia reagido às pressões, defendendo as restrições e o isolamento social. No entanto, o líder do governo na Assembleia já defendeu a flexibilização das normas.