O Rio Grande do Sul conta com 1,2 mil leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governador Eduardo Leite, a capacidade da rede pública foi ampliada em 20%. A medida consta em atualização do plano de contingência para contenção do novo Coronavírus.
Na Capital, o Prefeito Nelson Marchezan Jr. apontou, em entrevista ao programa Esfera Pública, na tarde dessa quinta-feira (26), que o município conta com 380 leitos para tratar pacientes em estado grave, entre o SUS e hospitais particulares. Os números contemplam os 105 novos leitos do Hospital de Clínicas, que estão sendo implementados.
Outra notícia importante é que atualizamos hoje o nosso plano de contingência e ação para o enfrentamento do Covid-19 com o incremento de mais de 20% na rede hospitalar pública. O número de leitos de UTI no SUS passa de cerca de mil para mais de 1,2 mil.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) March 20, 2020
No plano de contingência estadual, o Rio Grande do Sul está no Nível 2. Nesta etapa, o número de casos está acima de 100 e menor que 500. A fase prevê disponibilizar 436 leitos de enfermaria (isolamento) em hospitais das macrorregiões de saúde. Além disso, o plano visa outros 218 leitos de UTI para isolamento, também nos hospitais das macrorregiões, e reserva de leitos de isolamento em todos os hospitais de retaguarda.
Conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado possui leitos de UTI adulta do tipo I, II e III. Também há III níveis de UTI pediátrica e Neonatal.
Números de leitos de UTI:
Adulto I: conta com 111 leitos, sendo dois do SUS.
Adulto II: são 961, deste número 666 são do SUS.
Adulto III: possuí 588 leitos, sendo 317 do SUS.
Ao todo, são 1630 leitos de UTI adulta existentes no Estado. Deste número total, 985 são SUS.