Coronavírus: Porto Alegre chega a 100 contaminados e total no RS sobe para 175

Foram mais 19 registros na Capital em relação ao levantamento do dia anterior

Foto: Josue Damaceno / Fiocruz / Divulgação / CP

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre divulgou, no fim da noite dessa quarta-feira, que a cidade já registra 100 casos positivos de coronavírus. Foram mais 19 registros em relação ao levantamento do dia anterior. Em todo o Rio Grande do Sul, o total, com isso, sobe para 175, desde 9 de março. Uma pessoa morreu.

Em Porto Alegre, oito pacientes foram declarados curados da Covid-19 e uma idosa, de 91 anos, faleceu ainda na noite de terça, após passar uma semana internada no Hospital Moinhos de Vento.

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, mais cedo, que a doença já se estende a 38 municípios gaúchos. No Interior, Bagé segue sendo a cidade com mais infectados – 7. Em seguida aparecem Canoas (6), Torres (6) e Lajeado (5). De terça para quarta, três municípios registraram a primeira ocorrência confirmada: Pelotas, Dom Pedrito e Cerro Grande do Sul.

Subnotificação

O número de casos contabilizados reflete parte do total de infecções. Isso porque ainda não há testes disponíveis para todas as pessoas. Desde terça, passaram a fazer exames apenas pacientes internados no Rio Grande do Sul. Além disso, muitos não desenvolvem sintomas, apesar de poderem transmitir o vírus.

Parte dos testes também ainda não chegou ao Laboratório de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), por ter sido realizada em instituições particulares. Em Bento Gonçalves, por exemplo, a Prefeitura já confirmou seis casos de Covid-19, embora o balanço oficial só cite dois.

Veja o detalhamento:

Alvorada 2
Anta Gorda 2
Bagé 7
Bento Gonçalves 2
Campo Bom 2
Canoas 6
Capão da Canoa 2
Carlos Barbosa 1
Caxias do Sul 3
Cerro Grande do Sul 1
Charqueadas 1
Cruzeiro do Sul 1
Dois Irmãos 1
Dom Pedrito 1
Eldorado do Sul 1
Erechim 3
Estância Velha 1
Estrela 1
Farroupilha 1
Garibaldi 1
Gravataí 1
Ivoti 2
Lajeado 5
Osório 1
Paraí 1
Pelotas 1
Porto Alegre 87 (SMS já contabiliza 100)
Rio Grande 2
Santa Maria 2
Santana do Livramento 4
Santiago 1
Santo Antonio da Patrulha 1
São Leopoldo 1
Sapiranga 2
Serafina Correa 3
Taquara 1
Torres 6
Viamão 1
Total 175 

Faixas etárias

Dos 162 pacientes contaminados computados no balanço estadual, só 13 tinham mais de 70 anos de idade. A faixa etária com mais casos é a de 50 a 59 anos (33 ocorrências), seguida daquela entre 30 e 39 (31). Apenas uma criança se infectou e apresentou sintomas até o momento.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile