Porto Alegre imuniza 46 mil idosos contra a gripe no primeiro dia

Farmácias aplicaram mais de 22 mil doses e nove drive thrus seguem funcionando nesta quinta-feira. Veja pontos onde não há mais vacina

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou que o estoque de vacinas contra a gripe se esgotou em parte das unidades de saúde, farmácias e pontos de drive thru espalhados pela cidade no primeiro dia de imunização da faixa acima de 60 anos de idade.

Veja a lista, em tempo real de locais com ou sem vacina

De segunda-feira até as 17h de hoje, 65.185 pessoas haviam sido imunizadas em Porto Alegre. De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, tomaram a dose 46.514 idosos e 18.506 trabalhadores da saúde. Para esses últimos, a campanha começou ainda na segunda-feira. Os números, parciais, podem ser ainda maiores.

Desde o começo do dia, centenas de idosos compareceram aos locais de vacinação. “É importante que os idosos façam a imunização contra a gripe. Isso evita uma sobrecarga de problemas respiratórios nos hospitais e na atenção básica em saúde. E abre espaço para o atendimento para pessoas que contraírem o coronavírus”, lembra o prefeito Nelson Marchezan Jr..

Conforme o Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Porto Alegre recebeu 158 mil doses da vacina na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Dessas, 102 mil foram enviadas a unidades de saúde, a nove pontos de drive thru (onde o idoso passa de carro e é imunizado sem precisar descer) e reservadas a serviços domiciliares (idosos que não conseguem sair de casa). Outras 56 mil foram enviadas a 57 farmácias das redes Agafarma, São João e Panvel. Nesses locais, foram aplicadas, apenas hoje, 42% das vacinas recebidas: 22.890 doses.

Com o término das doses em alguns locais, a SMS aguarda nova remessa a ser repassada pelo Ministério a fim de fazer o reabastecimento, ainda sem previsão. No momento da vacinação, os idosos devem levar a carteira de identidade ou o cartão SUS.

Drive thrus seguem funcionando nesta quinta

Veja onde idosos podem rer imunizados dentro dos carros, ainda nesta quinta, das 9h às 18h, sem a necessidade de descer*:

Região Glória / Cruzeiro / Cristal
– Oscar Pereira – avenida Professor Oscar Pereira, 3229 – Glória
– Chuí – Praça José Alexandre Záchia – avenida Chuí – Cristal
– Nossa Senhora de Belém – praça Nossa Senhora de Belém

Região Norte / Eixo Baltazar
– Baltazar de Oliveira Garcia – avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 – São Sebastião

Região Restinga e Extremo Sul
– rua Comendador Jorge Mello Guimarães, 12 – Belém Novo

Região Noroeste / Humaitá / Navegantes / Ilhas
– IAPI – rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia

Região Partenon / Lomba do Pinheiro
– parada 10 da Lomba do Pinheiro (pátio Paróquia Santa Clara) – João de Oliveira Remião, 4444

Região Leste / Nordeste
– Morro Santana – rua Marieta Mena Barreto, 210

Região Centro
– Santa Cecília – rua São Manoel, 543 – Santa Cecília

*pode ocorrer falta pontual de vacinas, durante o dia, mas a Secretaria Municipal da Saúde planeja remanejar doses a fim de manter os drive thrus funcionando