Ministério da Saúde garante R$ 32 milhões para que RS amplie enfrentamento ao coronavírus

Pasta da Saúde vai definir como recursos serão divididos entre a cidade. Leite busca apoio da China para ampliar ações de saúde

Foto: Joel Vargas

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, o repasse de R$ 32,4 milhões para o governo do Rio Grande do Sul a fim de auxiliar no enfrentamento regional ao coronavírus. Cabe à Secretaria da Saúde definir como vai ser a divisão desses recursos para que os municípios possam montar estruturas necessárias, como clínicas e centros de triagem. O governador Eduardo Leite saudou a portaria 480, publicada hoje.

“Estamos atuando com todas as forças, alinhados aos municípios e ao Ministério da Saúde para dar condições de atendimento necessário a todos. Não interessa a idade. Não queremos perder ninguém. Sabemos que teremos perdas, mas vamos lutar para que seja o menor número possível. Não importa a idade, ninguém pode ser deixado para trás”, afirmou o governador.

Eduardo Leite também adiantou que busca junto ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, pedido de apoio técnico, assim como a troca de experiências e intermediação com empresas que fornecem materiais e equipamentos necessários neste momento.

“Também estou conversando com a iniciativa privada gaúcha. Há empresas que podem se mobilizar para garantir a produção local desses materiais”, completou Leite.