Governo federal usa redes sociais para pedir que pessoas voltem à rotina

Pedido vai na contramão do que prega maioria dos médicos e especialistas em saúde

Após o presidente Jair Bolsonaro criticar, em rede nacional, nessa terça-feira, governadores e prefeitos que defendem o confinamento da população durante a pandemia do novo coronavírus, o governo federal usou a rede social Instagram para pedir que a população que não compõe os grupo de risco volte às atividades, normalmente. O pedido vai na contramão do que prega a maioria dos médicos e especialistas em saúde.

Na postagem, acompanhada com a #oBrasilNãoPodeParar, o governo sustenta que, no mundo, são raros os casos de vítimas fatais pelo coronavírus entre jovens e adultos e que o número de óbitos, na quase totalidade, envolve a população idosa. O texto segue pedindo que apenas as pessoas mais velhas tomem cuidados durante a pandemia, mantendo o isolamento.

Para os demais, a postagem do governo federal recomenda distanciamento e atenção redobrada, mas defende que, com “consciência e cuidado”, a normalidade e a rotina possam voltar no Brasil.

Ontem, o presidente já havia defendido o fim do “conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércios e o confinamento em massa”.