Bancos alteram horário de atendimento para conter avanço do coronavírus

Agências terão horário de atendimento exclusivo para idosos gestantes e pessoas portadoras de deficiências

Banco. Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as agências bancárias irão funcionar, a partir desta quarta-feira, em horários alternativos devido à pandemia do novo coronavírus. Em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, as agências realizarão atendimento ao público pelo período das 10 horas às 14 horas. Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9 horas às 10 horas.

Os clientes serão informados dos novos horários por meio de comunicado na própria agência. Os novos horários foram definidos dentro das orientações estabelecidas pelo Banco Central, que possibilita às instituições financeiras alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas de forma pontual e por períodos limitados de tempo.

Ainda no comunicado, a FEBRABAN reiterou a recomendação aos clientes para que evitem ir às agências. A entidade criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos. Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.