Marchezan relata 35 pessoas em UTIs com suspeita ou confirmação de Covid-19 em Porto Alegre

Prefeito de Porto Alegre disse lamentar que idosos ainda não tenham se convencido da necessidade de isolamento: "Estão arriscando a vida"

Foto: Jefferson Bernardes / PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., voltou hoje a pedir que os porto-alegrenses, sobretudo aqueles com mais de 60 anos, fiquem em casa em meio à pandemia de coronavírus. Em postagens no Twitter, ele relatou que a Capital já contabiliza 35 pessoas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), nove delas com a doença confirmada e 26 com quadro suspeito, aguardando exames.

“Sem pânico, pois as medidas de segurança são simples: ISOLAMENTO. Mas o momento é muito grave, precisamos da conscientização e participação de todos”, postou Marchezan. Em quarentena desde a noite de sexta-feira, mas sem sintomas de infecção, o prefeito reforçou: “Passamos a um novo e triste momento na cidade de Porto Alegre. As pessoas testadas já não nos dão a correta noção da gravidade, pois já estamos em transmissão comunitária. Passamos a medir por pessoas hospitalizadas. Já temos 9 internados na UTI e mais 26 na UTI aguardando teste”.

Marchezan disse lamentar que idosos ainda não tenham se convencido da necessidade de isolamento. A faixa etária acima de 60 anos, ao lado de doentes crônicos, é a mais suscetível a complicações respiratórias, que podem ser agravadas pelo novo coronavírus. “Pela minha janela (estou em quarentena) enquanto trabalhava, eu vi idosos caminhando, correndo, passeando com cachorro, jogando futebol com crianças. Estão arriscando a vida”, reiterou.

O prefeito se manifestou cerca de uma hora depois que mais 13 casos de Covid-19 foram confirmados na cidade. O total chega a 81 desde 11 de marco, quando se confirmou o primeiro paciente infectado em Porto Alegre.

“Debates jurídicos, ideológicos, críticas a pequenas situações… Precisamos de grandeza e união. Estamos falando de fatos. 85% dos ÓBITOS são de pessoas acima de 60 anos. 15% das pessoas acima de 60 anos contaminadas vem a ÓBITO. Ricos ou pobres. Chineses ou europeus”, salientou Marchezan, já na primeira postagem, após as 22h.