A partir desta segunda-feira, o prédio da Organização Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, na zona Norte de Porto Alegre, será o abrigo temporário do município para acolher pessoas em situação de rua, durante a pandemia do novo coronavírus. A requisição do imóvel pela prefeitura foi publicada em decreto na sexta-feira. Será montada uma estrutura em conjunto entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria Municipal da Saúde e apoio da Secretaria Municipal da Segurança. O acolhimento oferecerá cuidados de higiene, alimentação e estadia, sempre a partir das 19h.
O espaço, localizado na rua Praça Navegantes, 41, possui três andares, quartos coletivos arejados e refeitório. “O objetivo é garantir o isolamento da população em situação de rua. Nossas equipes estão preparando o espaço para receber as pessoas a partir do início da semana”, explica a presidente da Fasc, Vera Ponzio.
Porto Alegre teve, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, um total de 2.679 pessoas em situação de rua abordadas pelas equipes. Abaixo, albergues que também compõem a Rede de Serviços e que podem ser acessados pela população.
Rede de Serviços (atendimento das 19h às 7h):
Albergue Acolher 1
Endereço: Rua João Simplício nº 38, Vila Jardim
Telefone: 3737.2279
Albergue Acolher 2
Endereço: Rua 7 de Abril, n º 315, bairro Floresta
Telefone: 3737.2118
Albergue Dias da Cruz
Endereço: Avenida Azenha, 366 – Bairro Azenha
Telefone: 3223.1938