Governador define novo defensor público-geral do Estado em até 15 dias

Na ordem da lista, aparecem Felipe Facin Lavarda, Antônio Flávio de Oliveira e Hilton Rogério Ferreira Vaz

Leite recebeu do defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, a lista tríplice com os nomes. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta segunda-feira, a lista tríplice com os nomes dos três candidatos para ocupar o cargo de defensor-público geral do Estado para o biênio 2020/2022.

Participaram da eleição, por voto eletrônico, 432 defensores. O defensor público Felipe Facin Lavarda lidera a lista, com 266 votos, seguido de Antônio Flávio de Oliveira, com 224 votos, e Hilton Rogério Ferreira Vaz, com 43. O governador vai ter 15 dias para nomear o ocupante do cargo.

Assim como ocorreu no pleito envolvendo o Ministério Público, no ano passado, Leite solicitou o vídeo do debate entre os candidatos, promovido pela associação que representa os defensores. “É uma forma de subsidiar a tomada de decisão, ajuda a compreender as ideias dos candidatos”, justificou o governador.

O atual defensor público-geral, Cristiano Vieira Heerdt, entregou a lista. A posse do novo indicado é prevista para 13 de abril.

Saiba mais sobre os indicados a defensor-geral

Felipe Facin Lavarda, defensor público da classe Especial. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tomou posse como defensor público em 2001. Nesse período, atuou nas comarcas de Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Foi presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs) no biênio 2015/2017. Desempenhou, ainda, a função de defensor-corregedor entre 2017 e 2019, na gestão de Adriana Chaves Barcellos. Atualmente está classificado na 2ª Defensoria Pública Especializada na Justiça Militar de Porto Alegre.

Antonio Flávio de Oliveira, defensor público da classe Especial. Desde 2016 exerce a função de defensor público-geral para Assuntos Administrativos. Formado em Direito pela UCS Campus Vacaria em 1996, foi nomeado para a Secretaria Estadual da Fazenda em 1991, onde permaneceu até tomar posse como defensor público, em 2004. Nesse período, atuou nas comarcas de Vacaria, Encantado, Guaporé e Lagoa Vermelha. Atualmente está classificado na 1ª Defensoria Pública Especializada Criminal do Foro Central Porto Alegre. Atuou como defensor público-assessor nas gestões de Maria de Fátima Zacchia Paludo e Jussara Maria Acosta.

Hilton Rogério Ferreira Vaz, defensor público da classe Especial. Formado em Direito pela Ulbra de Canoas, tomou posse como defensor público em 2002. Atuou nas comarcas de Tenente Portela, Passo Fundo, Taquari, Taquara, Viamão, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Atualmente está classificado na 9ª Defensoria Pública Especializada em Execução Criminal do Foro Central.