RS se aproxima de 50 casos de coronavírus quatro dias antes do previsto

Porto Alegre já soma 28. Sexta-feira teve pacientes infectados em mais quatro cidades gaúchas

Foto: Ricardo Giusti / CP

O Rio Grande do Sul já contabiliza 49 casos de coronavírus. Foram 12 confirmações, só nas últimas horas, sendo cinco delas em Porto Alegre, que já soma 28. Na Capital, uma das pessoas doentes é uma menina de cinco anos, que se torna o primeiro caso estadual de infecção nessa faixa etária.

A marca se aproxima de 50 casos quatro dias antes do previsto, inicialmente, pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria Estadual de Planejamento. Nas projeções, apresentadas na terça-feira passada pela secretária Leany Lemos, o registro do 50º caso era estimado para terça-feira, 24 de março.

O 50º caso, de acordo com a Seplag, é considerado determinante porque, a partir dele, conforme estudos internacionais, o número de casos aumenta de forma geométrica. O RS teve o primeiro caso da doença em 10 de março.

Ainda conforme o estudo, em 31 de março, vai ser possível identificar dentro de qual cenário o vírus avança no RS: se extremo, agressivo ou moderado.

Casos de hoje

Os cinco casos novos de coronavírus confirmados em Porto Alegre envolvem, além da menina de cinco anos, uma mulher, de 68, e três homens, de 68, 41 e 21. Além disso foram atestados hoje os primeiros casos de Charqueadas, de uma mulher, 31 anos, infectada com o vírus; de São Leopoldo, envolvendo um homem de 61, e de Taquara, de um idoso de 80.

Mais cedo, Ivoti confirmou as duas primeiras infecções, envolvendo um casal (homem, de 60, e mulher, de 58). Erechim registrou o terceiro caso, de uma mulher, de 60. Santana do Livramento também atestou o terceiro paciente infectado, um homem, de 55.

No Interior gaúcho, Erechim é a única cidade com três casos, seguida de Caxias do Sul, Campo Bom, Bagé, Ivoti e Livramento, que tiveram dois, cada. A relação ainda abrange Torres, Bento Gonçalves, Farroupilha, Serafina Corrêa, Alvorada, Charqueadas, São Leopoldo e Taquara, com um caso cada.

Nessa quinta-feira, o Ministério da Saúde confirmou que o Rio Grande do Sul já registra transmissão comunitária do coronavírus, o que significa que não é mais possível, em algumas localidades, rastrear a origem da infecção de uma ou mais pessoas.