A partir desta sexta-feira, somente restaurantes e estabelecimentos com comércio de alimentação e venda de produtos alimentícios seguirão autorizados a abrir as portas no Mercado Público de Porto Alegre.
O acesso vai ser permitido somente pelos portões da Praça XV de Novembro e da avenida Borges de Medeiros, como forma de evitar aglomerações. O horário de funcionamento também passa a ser reduzido, entre 9h e 17h, com exceção dos estabelecimentos com entrada externa.
O prédio histórico não pode receber, de forma simultânea, mais do que 30% da capacidade de pessoas prevista no alvará de funcionamento do prédio. Funcionários com mais de 60 anos não poderão trabalhar no local e precisarão ficar em casa.
Alimentação
O texto também prevê que as áreas de alimentação se adaptem a regras de limpeza e desinfecção, além da redução no número de mesas e aumento da distância média entre elas – que deve ser de pelo menos dois metros.
Procedimentos de limpeza para as dependências do Mercado preveem que pisos, paredes, bancadas e banheiros devam ser higienizados de três em três horas. Nos dois portões abertos, assim como em cada estabelecimento, é obrigatória a disponibilização de álcool em gel 70%.
Elaborado após reunião com os representantes dos comerciantes, o texto prevê a imposição de multa, interdição e cassação de alvará para estabelecimentos que descumprirem as determinações.