UFRGS suspende aulas a partir desta segunda-feira

Medida engloba a graduação e a pós graduação e deve durar até dia 5 de abril

A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comunicou que as aulas estão suspensas a partir desta segunda-feira até o dia 5 de abril. A medida engloba a graduação e a pós graduação. A UFRGS se soma a outras instituições de ensino e suspende as atividades em razão da transmissão do novo coronavírus.

O andamento das atividades administrativas e operacionais será avaliado e equacionado entre a Administração Central e as diferentes instâncias da Universidade, com a possibilidade de aplicação da modalidade de trabalho remoto. As atividades essenciais serão preservadas.

“Temos uma comissão que nos auxilia e está monitorando a questão da propagação do vírus e os riscos que a comunidade tem ao se expor com essa situação ao longo dos dias. Por isso, entendemos que seria um risco muito grande continuar expondo a comunidade a esses contatos entre elas e com as demais pessoas. Temos que nos dar conta que as pessoas pegam ônibus e são jovens. Os jovens são propagadores, embora possa não desenvolver a doença. Todo esse quadro fez com que nós entendêssemos ser importante suspender as aulas”, destaca o Reitor da Universidade, Rui Vicente Oppermann.

A UFRGS ressalta que serão mantidas as bancas de qualificação e de defesa de dissertação e de tese, com o indicativo do uso de recursos a distância. Concursos públicos já programados para esse período também serão realizados. Os restaurantes universitários (RUs) estarão abertos, preferencialmente, para beneficiários da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Demais casos não contemplados nesta nota terão suas especificidades acordadas nos próximos dias.

Universidade destaca que segue acompanhando a situação, por meio do comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento (COVID-19) e do contato com as autoridades sanitárias. Desse modo, visa manter a comunidade universitária atualizada a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários à prevenção.