O governo federal criou hoje o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19. O comitê vai atuar de forma coordenada com o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. O decreto que cria o comitê foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira.
O grupo vai ser coordenado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, e contar com a participação de 14 ministros de estado, além do advogado-geral da União, André Mendonça; do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; do presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes; do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres; do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano; e do responsável pela Coordenadoria do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Pelo decreto, o coordenador do comitê também pode convidar outros participantes dependendo do assunto a ser discutido e é dele o poder de convocar as reuniões.