Assembleia Legislativa entrega Troféu Mulher Cidadã para a jornalista Taline Oppitz

Solenidade foi realizada nesta quarta-feira

Solenidade ocorreu nesta quarta-feira | Foto: Guilherme Testa / CP

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira, a sessão solene de entrega do Troféu Mulher Cidadã a personalidades que tiveram contribuição destacada em suas áreas de atuação na sociedade. A jornalista Taline Oppitz, colunista da editoria de Política do Jornal Correio do Povo e apresentadora do Programa Esfera Pública da Rádio Guaíba, foi uma das homenageadas. O ato alusivo à passagem do Dia Internacional da Mulher também reconheceu a trajetória e o trabalho de Ledir Borba da Luz, Lisandra de Castro de Carvalho, Cheila Schroer, Natália Borges Polesso, Aline Eggers Bagatini e Maria de Lurdes Fontana Grison.

Os nomes das homenageadas foram indicados pelas bancadas partidárias com acento no Legislativo gaúcho para concorreram à distinção, que está na sua 23ª edição. As agraciadas foram contempladas a partir de deliberação das deputadas estaduais mulheres, com a homologação da Mesa Diretora da Casa. Taline recebeu o reconhecimento pelo exercício profissional, pautado, entre outras questões, pelo incentivo e pela valorização da participação feminina na política.

“Fico muito feliz porque diariamente, nas redações do jornais, a gente já vê uma representação feminina maior. O mesmo acontece nas rádios. Mas, infelizmente, nas mesas do programa Esfera Pública, o que vemos é uma participação predominantemente masculina. E isso é apenas um reflexo da baixa representação feminina que temos na política, apesar da maioria do eleitorado brasileiro ser composta por mulheres”, declarou, após a cerimônia.

Taline disse considerar que tal constatação exige a reflexão de homens, mulheres, e principalmente dos partidos políticos. “Estamos em ano eleitoral, com mudanças as quais exigem que os partidos levem a sério a composição de candidaturas femininas. Espero que a ampliação desta representação prossiga crescente em nossa sociedade”, pontuou.

Durante as atividades, deputadas e deputados de diversas bancadas utilizaram a tribuna para expressar a motivação das indicações e apontar aspectos que tornaram a atuação das homenageadas destacado perante a vida em sociedade. Discursaram as Sofia Cavedon (PT), Silvana Covatti (PP), Kelly Moraes (PTB), Juliana Brizola (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Franciane Bayer (PSB), Fran Somensi (Republicanos), Luciana Genro (PSol) e Any Ortiz (Cidadania), além dos deputados Sebastião Melo (MDB), Tenente-coronel Zucco (PSL), Fábio Ostermann (Novo) e Airton Lima  (PL).

Também em alusão ao ato, a mesa de autoridades foi composta apenas por mulheres: a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, representou o governador Eduardo Leite; a desembargadora Laura Jacottet representou o Tribunal de Justiça; a subdefensora pública-geral Lizeanne Hartmann representou a Defensoria Pública; a procuradora-geral adjunta Diana Paula Sana representou a Procuradoria-Geral do Estado; a auditora pública externa Débora Brandini da Rocha, representou o Tribunal de Contas; a delegada Nadine Anflor, chefe de Polícia do Estado representou a corporação onde atua; a major Micheli Cubert, representou o estado-maior do Comando da Brigada Militar; e a tenente-coronel Adeilza de Assis Costa, representou o Comando Militar do Sul.