Em jogo marcado por episódio de racismo, Caxias vence o São Luiz por 2 a 1 em Ijuí

O jogador Tilica foi alvo de ofensas por parte de um torcedor dos donos da casa, e partida chegou a ser paralisada

O futebol gaúcho viveu uma noite triste, nesta segunda-feira. No encerramento da segunda rodada do returno, a vitória do Caxias por 2 a 1 sobre o São Luiz, no 19 de Outubro, em Ijuí, foi ofuscada por um episódio de racismo. O jogador Tilica, do Caxias, foi alvo de gritos racistas por parte de um torcedor dos donos da casa, o que chegou a parar o jogo.

Dentro de campo, na primeira etapa, o Caxias abriu o placar cedo. Logo aos 12 minutos, Bruno Ré aproveitou rebote de cobrança de falta para fazer 1 a 0 para os visitantes. Aos 35 minutos, os donos da casa chegaram à igualdade. Marcelo Pitol também deu rebote para Elias, que igualou o placar no 19 de Outubro.

No segundo tempo, o time da Serra voltou a ficar a frente no marcador. Diogo Oliveira, em um chutaço no ângulo, marcou 2 a 1 aos 12 minutos. Quase no fim do jogo, a nota lamentável da noite. O jogador Tilica deixou o campo chorando após insultos racistas vindos da arquibancada. Um torcedor do São Luiz chamou o atleta de “macaco”.

A polícia chegou a entrar em campo e a partida ficou paralisada. O torcedor flagrado cometendo o crime fugiu correndo. Após a confusão, foram 10 minutos de acréscimo, e o placar não se alterou.

Na próxima rodada, o São Luiz encara o Grêmio, na Arena, no domingo, às 11h. Mais tarde, às 17h, o Caxias recebe o Novo Hamburgo, no Estádio Centenário, às 17h.

FGF emite nota de repúdio

No fim da noite, a Federação Gaúcha de Futebol emitiu uma nota de repúdio ao ocorrido em Caxias do Sul. Veja o comunicado, na íntegra:

A Federação Gaúcha de Futebol vem a público manifestar repúdio aos comentários com teor racista proferidos por alguns torcedores do Esporte Clube São Luiz ao atleta Tilica, da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, durante o segundo tempo da partida disputada na noite desta segunda-feira (9), no Estádio 19 de Outubro.

O árbitro, Sr. Anderson da Silveira Farias, tomou conhecimento do episódio, e, seguindo as diretrizes da FIFA para acontecimentos desta natureza, determinou a paralisação imediata do jogo.

Há menos de dois meses, lançamos, em parceria com Ministério Público, Polícia Civil e OAB/RS, a campanha “Juntos – Contra a Violência e o Preconceito”, com o objetivo de combater hostilidades dessa ordem nos campos de futebol do Rio Grande do Sul.

Repudiamos qualquer ato de discriminação e reiteramos que recusamos o racismo em todas as suas formas de manifestação.

A FGF se compromete a providenciar o apoio necessário ao atleta e afirma que, tão logo a súmula e o relatório da partida estejam disponíveis, serão encaminhados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul para apuração e julgamento dos fatos.