PSB pode apoiar chapa do PDT nas eleições de Porto Alegre

Possibilidade de candidatura própria e tratativas com MDB seguem sendo encaminhadas por diferentes lideranças da sigla

Presidente estadual do PDT, Pompeo de Mattos, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, a deputada estadual do PDT, Juliana Brizola, e Beto Albuquerque | Foto: Reprodução/ Twitter

O presidente do PSB de Porto Alegre, Antônio Elisandro de Oliveira, confirmou nesta sexta-feira que o partido mantém tratativas “de debate avançado” com a pré-candidata do PDT à prefeitura, deputada Juliana Brizola, mas ressalvou que o partido ainda vai discutir internamente a possibilidade de candidatura própria. Oliveira admitiu também que não foram encerradas as conversações com o deputado Sebastião Melo, pré-candidato a prefeitura do MDB. Da mesma forma, o dirigente não descarta por completo conversas com a pré-candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila, lembrando que nacionalmente há uma pauta comum de oposição ao governo federal, mas trata como distante uma discussão nesta linha.

Nos bastidores, o tom da reunião em Brasília da qual participaram, na quarta-feira, Juliana, o presidente estadual do PDT, deputado Pompeo de Mattos, o vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, e o presidente, Carlos Siqueira, incomodou parte das lideranças socialistas em Porto Alegre que defendem a candidatura própria. O PDT já havia oferecido a vaga de vice na chapa para o PSB, mas as notícias de indicativo de apoio a Juliana sem discussão prévia pegaram de surpresa os partidários de que a legenda apresente um nome próprio na disputa. Internamente, parte deles também duvida do futuro do entendimento com o PDT, garantindo que o grupo favorável a apoiar outro partido segue negociando com Melo. Oliveira sustenta, contudo, que a direção tomada por Melo, no sentido de uma frente de centro-direitam afasta ‘um pouco’ o emedebista do PSB.

Reunida na quinta, a executiva municipal do partido definiu um calendário eleitoral e programou uma reunião do diretório para a primeira quinzena de abril. Até lá, a executiva deve realizar mais encontros e receber os pré-candidatos interessados em formar aliança.