Coronavírus já infectou mais de 100 mil pessoas em 88 países

Número de mortes chega a 3.411 (3.042 na China), de acordo com levantamento em tempo real da Universidade Johns Hopkins, nos EUA

construção máscaras
Foto: Pixabay

O número de pessoas infectadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV2 (que causa a doença covid-19) chegou a 100 mil nesta sexta-feira.

Os dados fazem parte de um monitoramento em tempo real do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A covid-19 já chegou a pelo menos 88 países, provocando 3.411 mortes (sendo 3.042 na China, o mais afetado).

Mais de 82% dos casos da doença se registraram na China. A Coreia do Sul é o segundo país com maior número de doentes: 6.593.

Em seguida, aparece o Irã, com 4.747. A Itália é o quarto país do mundo com maior número de doentes: 3.858.

Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Suíça e Países Baixos tiveram mais 2.020 registros da doença.

Os Estados Unidos contabilizaram até hoje 238 pessoas infectadas pelo SARS-CoV2.

Na América Latina, o país com maior número de casos é o Equador (13), seguido do Brasil, com nove pessoas com diagnóstico confirmado. Argentina e Chile tiveram um caso cada, segundo a OMS.

OMS pede que contenção continue em todos os países

Apesar da marca de 100 mil infectados, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, manteve, nesta sexta-feira, o apelo para que os países continuem os esforços para evitar a disseminação do vírus.

Segundo o chefe da OMS, essas medidas são importantes porque “desacelerar a epidemia salva vidas”.

Ele acrescentou que há 20 vacinas em desenvolvimento, além de “muitos testes clínicos de terapias” específicas para o SARS-CoV2.