São Paulo tem terceiro paciente com teste positivo para coronavírus

Governos federal e estadual aguardam exame de contraprova para contabilizar caso como o terceiro de infecção pelo novo vírus no país

construção máscaras
Foto: Pixabay

Um novo paciente testou positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV2) na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira. Se confirmado na contraprova, será o terceiro caso da doença (covid-19) no país.

O Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde de São Paulo (estadual e municipal) aguardam o resultado exame de contraprova — a amostra testada positiva no laboratório Fleury, na capital paulista, foi submetida ao Instituto Adolfo Lutz para validação.

Se validada a amostra do paciente, será o terceiro caso de covid-19 no Brasil — todos em São Paulo.

Com isso, a rede Fleury também passa a ser credenciada pelo Ministério da Saúde para confirmar diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus, assim como o Hospital Israelita Albert Einstein.

Não há detalhes sobre eventual histórico de viagem da pessoa ou contatos com doentes pelo coronavírus.

Os dois casos anteriores — um homem de 61 anos e outro de 32 — haviam viajado à Itália e apresentaram sintomas da doença ao retornar para São Paulo. Eles permanecem em isolamento residencial, já que o quadro de saúde evolui bem.

Até ontem, o Ministério da Saúde monitorava 488 casos suspeitos de covid-19. Outros 290 tinham sido descartados.

O SARS-CoV2 já foi registrado em 77 países e infectou mais de 93 mil pessoas, dentre estas, 3.199 morreram. No Brasil ainda não há registro de transmissão local do vírus, diferentemente do que ocorre na China, Europa e Estados Unidos.