Tecnologia e inovação ganham ainda mais destaque na Expodireto

Arena Agrodigital, um dos diferenciais desta edição, é oficialmente inaugurada

Arena Agrodigital é inaugurada na Expodireto | Foto: Mauro Schaefer / CP

O símbolo de um agronegócio cada vez mais digital pode ser conferido nesta edição da Expodireto Cotrijal. Pela primeira vez, o parque de exposições em Não-Me-Toque conta com um espaço voltado totalmente para tecnologia e inovação no meio rural. Com 1,6 mil metros quadrados e a presença de 22 grandes empresas e startups, a Arena Agrodigital conta com a exposição de novos produtos e a apresentação de dezenas de palestras ao longo da programação. A inauguração oficial ocorreu nesta segunda-feira na presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, do governador Eduardo Leite, além do presidente da Cotrijal, Nei Manica e outras autoridades.

“Vai ser um marco e um novo divisor de águas dentro da Expodireto”, afirmou Manica. O presidente da Cotrijal definiu o espaço como um laboratório de inovação e uma grande oportunidade de se mostrar as tecnologias já existentes para os produtores. De acordo com ele, foi investido R$ 1,5 milhão em infraestrutura no local, que conta com quatro palcos para realizar mais de 50 palestras por dia. As apresentações ocorrem simultaneamente e são acompanhadas por fone de ouvido pelos espectadores. No caso das palestras magnas, os espaços viram um grande palco.

Além dos palestrantes, os destaques da Arena Agrodigital ficam por conta das empresas participantes, que se dividem em estandes lado a lado dentro da grande estrutura em formato circular. Há desde empresas tradicionais até startups do Vale do Silício, que trazem tecnologias para o aprimoramento da produção rural. O gerente de TI e Qualidade de Processos da Cotrijal, Luiz Felipe Lopes, explicou que o agronegócio tem caminhado lado a lado com a evolução tecnológica e que hoje a maioria das empresas do setor já contam com suas próprias plataformas digitais.

“Isso é a agricultura do presente e, com certeza, do futuro”, declarou a ministra Tereza Cristina, ao parabenizar a Cotrijal pela criação da Arena. Segundo ela, o espaço será uma oportunidade para que se democratize as tecnologias que precisam chegar ao homem do campo. O governador, por sua vez, comentou que em tempos de constantes mudanças é fácil ficar para trás, mas ressaltou que o Rio Grande do Sul já é uma referência em agrotec e está constantemente se atualizando.