Inter sai na frente, mas Caxias busca empate em 1 a 1 no Centenário

Campeão do primeiro turno reagiu em casa, melhorou no jogo e foi buscar igualdade no placar diante dos reservas do Inter.

Inter e Caxias ficaram no empate em 1 a 1 no Centenário | Foto: Ricardo Duarte/Inter/Divulgação/CP
Inter e Caxias ficaram no empate em 1 a 1 no Centenário | Foto: Ricardo Duarte/Inter/Divulgação/CP

O Inter esteve à frente do placar em boa parte da partida. No entanto, o time de Rafael Lacerda mostrou suas credenciais e justificou o título do primeiro turno do Gauchão. Na segunda etapa, atrás do marcador, o Caxias melhorou e buscou o empate em 1 a 1 diante do Inter, no Centenário, na noite deste sábado, na abertura do returno do Estadual.

Os gols foram marcados um em cada tempo. Aos 31 minutos, de pênalti, Thiago Galhardo marcou 1 a 0 para o Inter. Já na etapa final, o Caxias reagiu e chegou a igualdade, com gol de cabeça anotado por Laércio.

Agora, o Inter volta as atenções para a estreia na fase de grupos da Copa Libertadores, na terça-feira, às 19h15min, no Beira-Rio, quando enfrenta a Universidad Catolica. Pelo Gauchão, a equipe de Eduardo Coudet joga no domingo, também em casa, às 19h, contra o Brasil de Pelotas.

Inter marca de pênalti no primeiro tempo

Por conta do compromisso do Inter pela Libertadores, o técnico Eduardo Coudet optou por iniciar a partida com time alternativo. Entre as principais atrações para o torcedor colorado, o zagueiro Rodrigo Moledo, titular antes do retorno de Bruno Fuchs, e o centroavante estreante da noite, Gustavo, o Gustagol, recém-chegado do Corinthians.

Sem um controle claro de jogo pelas duas equipes, na etapa inicial, o Caxias foi o primeiro a finalizar, em cabeçada de Gilmar. No entanto, o Inter levou mais perigo em sua chegada inicial. Patrick recebeu bola em profundidade pela esquerda e saiu na cara de Marcelo Pitol, que saiu bem da meta e apareceu para fechar o ângulo, mandando a bola para escanteio e evitando o gol do Inter.

Após meia hora de equilíbrio, o Inter chegaria ao gol na bola parada. Após falta originada em um toque de mão de Tilica na esquerda de ataque, Rodrigo Moledo foi segurado enquanto a bola viajava para a grande área. O árbitro flagrou o pênalti, cobrado forte e a meia altura por Thiago Galhardo, abrindo o placar no Centenário.

Após o gol, o Inter controlou o restante do primeiro tempo, sem correr muitos riscos. Aos 41, Yuri, pelo lado esquerdo, até tentou investidas por duas vezes. Porém, a defesa do Inter soube neutralizar as chegadas pelo setor, garantindo a vitória parcial ao intervalo.

Caxias melhora no segundo tempo

Sem alterações nas duas equipes, a característica do primeiro tempo se manteve na etapa final, com o Inter controlando os minutos iniciais. Ainda assim, o Caxias realizava suas investidas esporádicas. Aos 9, após bate-rebate na área colorada, os caxienses pediram pênalti, por um possível toque de mão de Nonato na bola. O árbitro, contudo, nada assinalou.

A partir dos 20 minutos, o Caxias ensaiou uma melhora, após trocas de Rafael Lacerda, criando pelo menos duas boas chances em sequência. Primeiro, Gilmar só foi desarmado dentro da área. Depois, Tilica fez boa jogada pela direita, levantou bola na área e Gilmar tentou de bicicleta. A finalização passou perto, levando perigo a Marcelo Lomba.

Pelo lado do Colorado, Coudet também tentou mudar o cenário. Uma das alterações feitas pelo treinador foi uma estreia na temporada: William Pottker, que voltou a atuar depois de se recuperar de lesão. Ele entrou na etapa final, no lugar de Thiago Galhardo, um dos destaques do Inter na partida.

Empate do time grená

Ao melhorar a atuação, com mais jogadores de frente em campo e com boa atuação de Bruninho, colocado por Lacerda na etapa final, o Caxias passou a criar chances de gol em sequência. Na bola parada, aos 35, após mais um escanteio, o time de Rafael Lacerda foi premiado com o empate. Laércio subiu mais que Rodrigo Moledo e cabeceou para anotar 1 a 1 no placar.

Após o gol, o Inter ainda chegou a criar uma boa chance para vencer o jogo. Guilherme Pato, que entrou no segundo tempo, finalizou forte, de fora da área. Marcelo Pitol chegou a dar rebote, espalmando para o meio da área, mas a tentativa foi insuficiente para o Inter, que viu seus reservas esbarrarem no forte time do Caxias, que além de campeão do primeiro turno, segue invicto diante da dupla Gre-Nal no Estadual.

No fim do jogo, após uma confusão com Gilmar, o zagueiro Zé Gabriel foi expulso por conta do segundo amarelo. Este é o terceiro cartão vermelho para o Inter nos últimos quatro jogos. Musto, no Gre-Nal, e D’Alessandro, no jogo de volta contra o Tolima, foram os penalizados.

Campeonato Gaúcho – 1ª rodada do returno

Caxias 1

Marcelo Pitol; Ivan, Laercio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano, Tilica, Yuri (Vinicius Baiano), Diogo Oliveira e Juninho Potiguar (Bruninho); Gilmar. Técnico: Rafael Lacerda

Inter 1

Marcelo Lomba; Heitor, Moledo, Zé Gabriel e Natanael; Johnny, Marcos Guilherme, Nonato e Patrick; Galhardo (William Pottker) e Gustagol. Técnico: Eduardo Coudet

Gols: Thiago Galhardo (31/1T) e Laércio (35/2T)
Árbitro: Douglas Silva
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)