Viradouro é a campeã do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro

Apuração dos votos ocorreu na tarde desta quarta-feira

Foto: Reprodução / Facebook

A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro com o samba-enredo “Viradouro de alma lavada”. O tema falou das ganhadeiras de Itapoã, mulheres que trabalhavam lavando roupas. Cantando e conquistando seu ganho, elas compravam suas alforrias e a de seus parentes.

Fundada em 24 de junho de 1946, este é o segundo título da agremiação, que foi a segunda escola de samba a passar pela Marquês de Sapucaí na noite do domingo, no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

O tema escolhido pela escola e assinado pelos carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira exaltou as Ganhadeiras, mulheres de fibra e descendentes de escravas que lutaram para construir o Brasil.

A apresentação da escola chamou a atenção logo no início. O motivo foi o carro abre-alas, o maior da história da agremiação. A ala das baianas entrou na avenida com fantasias luxuosas e símbolos religiosos. Lorena Improta desfilou à frente do terceiro carro da escola. A alegoria, inclusive, tinha como destaque a cantora Margareth Menezes.

Em segundo lugar, ficou a Acadêmicos do Grande Rio, com o enredo “Tata Londirá – O canto do caboclo no Quilombo de Caxias” dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, a escola contou a história de João Alves Torres Filho, o babalorixá Joãozinho da Gomeia, que virou um ícone do candomblé no Brasil.

Os envelopes com as notas das escolas foram abertos na seguinte ordem: fantasias; samba-enredo; comissão de frente; enredo; alegorias e adereços; bateria; mestre-sala e porta-bandeira; evolução; e, harmonia. A pontuação da escola nos quesitos considerou três das cinco notas. Foram descartadas a maior e a menor nota. As notas foram atribuídas a cada escola pelos 45 jurados do carnaval de 2020.

As seis que somaram mais pontos voltam ao Sambódromo no próximo sábado, para o tradicional desfile das campeãs. Desfilam, além da Viradouro, Mangueira, Grande Rio, Salgueiro, Mocidade e Beija-Flor.