Ministro da Saúde discute caso de coronavírus com secretários estaduais

Após reunião, laudo final da investigação será apresentado pelo titular da pasta em São Paulo

Mandetta convocou secretários estaduais de saúde para reunião no ministério | Foto: Marcos Corrêa / PR / CP Memória

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reúne na manhã desta quarta-feira com secretários estaduais de saúde, para tratar sobre o primeiro caso confirmado de contaminação pelo novo coronavírus no Brasil. Após o encontro, o ministro concederá uma entrevista coletiva à imprensa. As informações são da Agência Estado.

O primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírus é de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. O paciente, segundo as autoridades, está bem, tem sinais brandos da doença e ficará em isolamento domiciliar.

O secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, participa da reunião no ministério e também falará com a imprensa. Na ocasião, a pasta divulgará oficialmente o laudo final da investigação. O caso foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como suspeito de coronavírus na tarde da última terça.

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e conforme o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que já foi realizada. Fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo adiantaram o diagnóstico positivo.