Ministério da Saúde confirma 1º caso de coronavírus no Brasil

Contraprova do teste do paciente de 61 anos, que voltou de uma viagem da Itália, deu positivo

Foto: José Cruz / Agência Brasil / CP Memória

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou na manhã desta quarta o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. Feita no Instituto Adolfo Lutz, a contraprova do teste do paciente de 61 anos, que voltou de uma viagem da região da Lombardia, norte da Itália, deu positivo. É o primeiro caso registrado na América Latina. O paciente está em isolamento domiciliar, em São Paulo, até que cessem os sintomas da doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país na lista de casos confirmados da doença.

“O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito”, diz a nota da Anvisa.

A Agência reforça o alerta para as pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados e apresentar febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, procure atendimento médico de imediato e informe ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior.

Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19. Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.