Associação de juízes alerta, em nota, para caráter antidemocrático de ato público apoiado por Bolsonaro

Ajuris ressalta gravidade por convocação ter sido compartilhada pelo presidente da República

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP

A Associação dos Juízes do Rio Grandedo Sul (Ajuris) divulgou nota, nesta quarta-feira, em que alerta para o risco do caráter antidemocrático do ato público convocado para 15 de março. Segundo o texto, a manifestação tem como objetivo criticar as instituições brasileiras, em particular o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal.

A Ajuris destaca que a situação é grave quando o presidente da República, ” segundo notícias divulgadas no dia de hoje, compartilhou vídeos e fotos tendentes à convocação para a manifestação “. A nota diz, ainda, que ” é preciso compreender que a democracia se realiza por intermédio de mediações, a partir de instituições, e a erosão de sua legitimidade tangencia com a ruptura da ordem constitucional.

Confira a nota:

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) alerta a sociedade gaúcha para o risco do caráter antidemocrático do ato público convocado para o dia 15 de março, na medida em que procurará emparedar as instituições brasileiras, em particular o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário.

Mais grave se mostra a situação quando o próprio presidente da República, segundo notícias divulgadas no dia de hoje, compartilhou vídeos e fotos tendentes à convocação para a manifestação. É preciso compreender que a democracia se realiza por intermédio de mediações, a partir de instituições, e a erosão de sua legitimidade tangencia com a ruptura da ordem constitucional.

Clama, assim, a AJURIS para que ninguém, de nenhuma vertente ideológica, compactue com a deslegitimação das instituições, ao mesmo tempo em que se mostra imperativo que o senhor presidente da República adote comportamento condigno com o cargo que ocupa, o qual requer diálogo, e não confrontação, com os demais poderes de Estado.

Orlando Faccini Neto

Presidente da Ajuris