Freeway e BR 101 devem registrar grande movimentação hoje no retorno do Carnaval

Previsão é que cerca de 160 mil veículos utilizem a FreeWay até quarta-feira

freeway litoral
Foto: Ricardo Giusti / CP

Em função do grande número de veículos que seguiu ao litoral gaúcho e catarinense durante o feriado de Carnaval pela Freeway e BR 101, CCR ViaSul e Polícia Rodoviária Federal reforçam aos motoristas a necessidade de programarem seu retorno da praia e, se possível, anteciparem sua viagem a fim de evitar congestionamentos.

A previsão é de que entre essa segunda-feira (24) e a quarta-feira (26), a Freeway receba cerca de 160 mil veículos rumo à capital e região metropolitana. Nesta terça de Carnaval, a previsão é de que 60 mil veículos deixem as praias utilizando a Freeway. Na quarta, outros 60 mil são aguardados sentido litoral – Porto Alegre. Na BR 101, a expectativa é de que aproximadamente 82 mil veículos passem pela praça de Três Cachoeiras sentido Porto Alegre até a próxima quarta-feira.

Para que não tenha o acúmulo de veículos nos momentos tradicionais de pico, concessionária e PRF recomendam aos motoristas que iniciem seu deslocamento de retorno antes das 10h de hoje ou após as 16h da quarta-feira de cinzas.

Para o retorno do litoral, a CCR ViaSul ressalta, ainda, que poderá, em ação conjunta com a PRF, liberar o acostamento ao tráfego de veículos entre os quilômetros 1,5, em Osório, e 75, Gravataí. Por isso, os motoristas devem ficar atentos à sinalização, feita por meio de painéis com piscantes, placas indicativas dispostas ao longo do trecho e painéis de mensagem variável móveis – PMVs, avisando da liberação, somente para veículos leves. Ao trafegar no acostamento quando liberado, a velocidade máxima permitida será de 70 km/h.

Além disso, para agilizar a passagem pelo pedágio de Três Cachoeiras, na BR 101, e de Gravataí, na Freeway, a CCR ViaSul colocará em prática a operação papa fila, que consiste na cobrança antecipada da tarifa.