Pelo segundo dia consecutivo, BM usa bombas de gás lacrimogêneo para dispersar público na Cidade Baixa

Brigada Militar afirmou que ação foi necessária após registro de brigas em ruas do bairro

Foto: Reprodução / Record TV RS

A Brigada Militar voltou a usar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o público, no bairro Cidade Baixa, no segundo dia de carnaval de Rua, em Porto Alegre. Conforme o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Moritz, a ação foi necessária após registro de brigas por volta das 3h da madrugada desta segunda-feira, na esquina das ruas da República e Lima e Silva.

“Usamos lacrimogêneo rapidamente para preservar a vida dessas pessoas que estavam em luta corporal. E nosso temor era que uma dessas pessoas agredisse com uma garrafada ou uma arma de fogo ou branca. Nossa ação é sempre em razão de preservar vidas”, afirma o comandante.

Ainda de acordo com o comandante, cerca de mil policiais foram escalados para trabalhar nas quatro noites de carnaval previstas para ocorrer no bairro Cidade Baixa. Segundo organizadores, os dois primeiros dias de folia registraram 100 mil foliões no evento que ocorre até as 21h, conforme orientação do Ministério Público Estadual.

Moritz reforça que, até o momento, o evento organizado não registrou ocorrências e que os episódios de uso de gás lacrimogêneo se fizeram necessários para dispersar a multidão que não respeitava as regras acordadas. “Deixamos muito claro que nós temos dois episódios. Nós temos o episódio carnaval que tem sido um evento sadio, familiar, cultural e nós não temos episódios de ocorrências do evento que encerra às 21h. Depois, nós temos um outro evento que é algumas pessoas que frequentam a Cidade Baixa, muitas oriundas do carnaval. Ali sim colocamos um esforço expressivo de policiais para garantir a segurança dos frequentadores e dos moradores”, salienta.

No final da noite de sábado, no primeiro dia de Carnaval de Rua, a Brigada Militar teve que intervir com o uso de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que ficou concentrada em ruas do bairro após o término dos blocos de carnaval. Na ocasião, frequentadores atribuíram a ação da BM como truculenta.

Nesta segunda-feira, o Carnaval de Rua segue a programação no Circuito Cidade Baixa-Praça Garibaldi com o desfile a partir das 16h30min do bloco Panteras do Samba.