Ex-prefeito de Gramado morre aos 86 anos

Horst Volk será velado na Câmara de Vereadores da cidade a partir das 13h desta segunda-feira

Volk foi fundador do Festival de Cinema de Gramado | Foto: Festival de Cinema de Gramado / Divulgação / CP

O ex-deputado e ex-interventor federal de Gramado, Horst Volk, faleceu na manhã desta segunda-feira, aos 86 anos de idade. Volk estava internado no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, para tratamento pela queda no número de plaquetas. O velório será realizado na Câmara de Vereadores do município, a partir das 13 horas de hoje.

Natural de Campo Bom, Volk mudou para Gramado aos 18 anos, em 1952. Recebeu do pai, Ernest Volk, a missão de abrir uma filial da empresa de calçados da família, a E. Volk & Filhos, que deu origem aos Calçados Ortopé, empresa que foi o motor econômico regional durante mais de três décadas. Além da contribuição econômica, a Ortopé fomentou eventos e atividades sociais de Gramado, contribuindo financeiramente por muitos anos com o Festival de Cinema e na reforma do Cine Embaixador, que passou de 650 lugares para 1.050 acentos.

O legado de Volk, no entanto, extrapolou as fronteiras empresariais. Ele participou ativamente da vida política e social de Gramado. Em 1963, foi eleito vereador. No governo militar, foi nomeado interventor federal em 1969. Na gestão de Horst na Prefeitura de Gramado, foi criado o Festival de Cinema, em janeiro de 1973. Depois, em 1982, foi eleito deputado estadual. Em 1983, foi secretário estadual de Turismo no governo de Jair Soares.