Carnaval de rua termina com confusão e uso de bombas de gás para dispersar multidão na Cidade Baixa

Ação da Brigada Militar para dispersar frequentadores começou por volta das 23h30min

Foto: Reprodução / Record TV RS

No primeiro dia do Carnaval de Rua da Cidade Baixa, em Porto Alegre, a folia terminou em confusão e com uso de bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Conforme recomendação do Ministério Público Estadual, os desfiles e a festa organizada pela Prefeitura terminaram às 21h desse sábado. Entretanto, grande parte dos foliões seguiu no bairro festejando o carnaval.

Pouco antes da meia-noite, a Brigada Militar agiu para dispersar a multidão. Com escudos e uso da cavalaria, os policiais do Pelotão de Choque utilizaram bombas de gás lacrimogêneo para retirar a aglomeração de pessoas das ruas do bairro. A ação da BM foi truculenta, segundo frequentadores.

De acordo com Priscila Cabreira, frequentadora do bairro, o clima foi de tensão e correria após a ação da polícia. “Tinha um número muito grande de pessoas circulando pela Cidade Baixa ontem à noite por conta dos blocos de carnaval que tinham circulado mais cedo. Acabou ficando uma aglomeração na Cidade Baixa, mas não tinha mais nada de carnaval e música. Por volta das 23h20min, a Brigada Militar começou a tentar uma movimentação de dispersar as pessoas, o que não aconteceu. Então, a polícia começou a utilizar as bombas de efeito moral e disparos de tiros de borracha para as pessoas saírem. Isso acabou gerando uma correria, desespero e muito medo. Muita gente chorando, correndo e os estabelecimentos fechando as portas. Foi um clima bem tenso”, relata.

Para o secretário de Segurança de Porto Alegre, Rafão Oliveira, a Brigada Militar agiu de maneira correta com o uso progressivo da força. Ele afirma que todas as pessoas que lá estavam foram orientadas sobre as regras e que a ação policial foi necessária para que houvesse o restabelecimento da ordem e da harmonia do bairro. “O que os foliões precisam entender é que existem regras e essas regras devem ser cumpridas. Enquanto elas estavam sendo cumpridas não houve nenhum incidente. Depois que as regras passaram a ser descumpridas e a baderna começou a se instaurar foi necessária a força policial para o restauramento da ordem, da lei, da tranquilidade e harmonia daquele espaço”, explica.

Ainda segundo o secretário, diversos moradores procuraram as autoridades policiais solicitando que as regras acordadas com o Ministério Público fossem cumpridas. Agentes da Guarda Municipal atuaram em conjunto com o 9º Batalhão da Polícia Militar, que é responsável pela segurança na região.

De acordo com organizadores, o primeiro dia de folia na Cidade Baixa reuniu mais de 50 mil foliões. Neste domingo, o Carnaval de Rua segue a programação no Circuito Cidade Baixa-Praça Garibaldi com os desfiles dos blocos Gonhas da Folia, OP e Bloukos.

Leia mais: BM defende uso de gás lacrimogêneo após confusão na Cidade Baixa

Leia mais: Após primeira noite de blocos, Porto Alegre amanhece com lixo pelas ruas e freezer vazio derrubado